Dificilmente encontramos por aí roteiros de curta-metragem para download. Embora existam sites especializados (alguns dos quais desatualizados, a propósito), nós resolvemos remediar a situação e disponibilizar para baixar o roteiro de É Quase Verdade – um filme que, para nossa surpresa, não chegou a acontecer. “Foi ignorado por todos os festivais para os quais mandamos”, confessa An Nakamura, produtor da casa. “Sabíamos que não era exatamente um filme fácil, que não seguia as fórmulas dos festivais, que o tipo de humor e sarcasmo ia, digamos, contra a corrente, e que a duração talvez tivesse ultrapassado o limite (e ultrapassou). Agora, temos mais do que certeza que é um filme destinado talvez às catacumbas dos cineclubes, das mostras especiais, um filme, digamos, que vai entrar para o rol das produções malditas do cinema. Um filme totalmente underground. O mais engraçado era que desde o início ele tinha essa pegada.”
Filme e roteiro, obviamente, divergem um pouco entre si. “Quando os rapazes – o diretor Emanuel Mendes e o corroteirista André Campos Mesquita, amigos de longa data e partners in crime na escrita dos roteiros – sentaram para esboçar o que seriam as primeiras páginas, não tinham ideia de como a coisa viraria. “E, como acontece na maioria das vezes”, continua o produtor, “muito do que está no roteiro não virou filme, e vice-versa. A ideia inicial era de fato fazer um documentário sobre mendigos de rua – mas os dois decidiram que talvez fosse mais interessante fazer um mockumentary – um documentário falso – ironizando o establishment do cinema brasileiro, os clichês, a eterna situação de se querer mostrar apenas os temas mais batidos e estereotipados do país.”
O resultado você pode conferir abaixo, na página para download do roteiro:
https://www.sendspace.com/file/oqvbhq
E, como comparação (“Ainda não disponibilizamos o filme na internet, mas estamos pensando em fazê-lo”, diz Nakamura), aqui vai o trailer do resultado final: